Cadastro de Clientes
Objetivos da tela:
Tela para Cadastro de Clientes.
Realiza o cadastro para Clientes Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
Possibilita realizar configurações personalizadas para o Cliente.
Acesso direto aos Relatórios específicos para Clientes.
(F2) Salvar:
Salva os dados e limpa todos os campos da tela para realizar um Cadastro ou Alteração de registro.
(F3) Limpar:
Limpa todos os campos da tela para realizar um Cadastro ou Alteração de registro.
(F4) Consulta SEFAZ:
Realiza o cadastro básico dos dados do Cliente a partir de consulta do CNPJ ou Inscrição Estadual do Cliente.
Sair padrão:
Cancela a operação e fecha a tela.
Central de Ajuda Syndata:
Abre o navegador de internet para exibir os arquivos de ajuda de cada tela.
Configurações:
Abre a Tela para informar as Configurações desejadas.
Código:
Informe o Código do Cliente para alterar seus dados, ou deixe em branco para cadastrar um novo Cliente.
Localizar Cliente:
Abre a tela de Consulta de Clientes.
Pessoa Física:
O Cadastro de Clientes inicia como cadastro de Pessoa Jurídica.
Caso selecionar esta opção o formulário será alterado para o cadastro de Pessoa Física.

Nota: A aba Pessoa Jurídica será alterada para a aba Pessoa Física.
Razão Social / Nome:
Informe a Razão Social completa da Empresa (para Pessoa Jurídica).

Informe o Nome completo (para Pessoa Física).
CEP:
Informe o CEP (Código de Endereçamento Postal) definido pelos Correios.
Localizar CEP:
Abre a tela de Consulta de CEP.
Endereço:
Informe o Endereço do Cliente.
Número:
Informe o Número do Endereço do Cliente.
Complemento:
Informe o Complemento do Endereço do Cliente.
Bairro:
Informe o Bairro ou Setor do Endereço do Cliente.
Código Cidade:
Informe o Código da Cidade do Endereço do Cliente, conforme definido pelo IBGE.
Localizar Código Cidade:
Abre a tela de Consulta de Código de Cidades IBGE.
Cidade:
Exibe e permite informar o Nome da Cidade.
UF:
Exibe e permite selecionar a UF (Unidade da Federação) do Endereço do Cliente.
País:
Selecione o País do Endereço do Cliente.
Vendedor (1):
Informe o Vendedor de preferência para o atendimento ao Cliente.
Vendedor (2):
Informe o Vendedor opcional para o atendimento ao Cliente.
Localizar Vendedor (1):
Abre a tela de Consulta de Vendedores.
Localizar Vendedor (2):
Abre a tela de Consulta de Vendedores.
Cadastrar Vendedor (1):
Abre a tela de Cadastro de Vendedores.
Cadastrar Vendedor (2):
Abre a tela de Cadastro de Vendedores.
Praça / Região:
Informe o código da Praça / Região como referência de localização do Cliente, para atendimento ou entrega.
Localizar Praça / Região:
Abre a tela de Consulta de Praça / Região.
Cadastrar Praça / Região:
Abre a tela de Cadastro de Praça / Região.
Grupo:
Informe o Código do Grupo do Cliente.
Localizar Grupo:
Abre a tela de Consulta de Grupo de Clientes.
Cadastrar Grupo:
Abre a tela de Cadastro de Grupo de Clientes.
Sub-Grupo:
Informe o Código do Sub-Grupo do Cliente.
Localizar Sub-Grupo:
Abre a tela de Consulta de Sub-Grupo de Clientes.
Cadastrar Sub-Grupo:
Abre a tela de Cadastro de Sub-Grupo de Clientes.
Exibir alerta para Gerência:
Se selecionar esta opção, qualquer operação em que o Cliente for identificado, será exibida uma janela de mensagem.
A mensagem solicita ao Operador que comunique o Gerente.
Data Ficha:
Exibe a data do Cadastro do Cliente.
Telefone:
Informe o Número de Telefone para contato com o Cliente.
Fax:
Informe o Número do Fax do Cliente.
Celular:
Informe o Número de Celular para contato com o Cliente.
E-mail:
Informe o E-mail para contato com o Cliente.
E-mail p/ NFe:
Informe o E-mail do Cliente para envio automático da Nota Fiscal Eletrônica.
Insc. Estadual:
Informe a Inscrição Estadual do Cliente.
Indicador IE:
Informe o Identificador da Inscrição Estadual do Cliente.
Limite de Crédito:
Informe o Limite de Crédito para o Cliente.

Para mais detalhes, clique aqui.
Limite de Crédito: O Limite de Crédito do Cliente está relacionado a duas outras Configurações do Sistema
em:
1) Menu - Configurações > Sistema > aba - Configurações de Vendas > aba - Geral > opção - Controlar
Limite de Créditos dos Clientes p/ Compra a Prazo.

2) Menu - Configurações > Sistema > aba - Configurações de Vendas > aba - Vendas > opção - Permitir
Venda Cartão Sem Verificar Limite de Crédito.

Se a primeira opção estiver habilitada, os Clientes poderão realizar pagamentos a prazo, até o Limite do
Crédito definido.
Se a primeira opção estiver desabilitada, não será permitida a venda a prazo, o valor do Limite de Crédito
será ignorado.

Se a segunda opção estiver habilitada, os Pagamentos a prazo realizados com Cartão de Crédito serão
permitidos sem verificar o Limite de Crédito.
Se a segunda opção estiver desabilitada, os pagamentos com Cartão de Créditos serão permitidos, até o
valor do Limite de Crédito do Cliente ser atingido.
Saldo do Limite:
Exibe o valor do Limite de Créditos, menos a soma das Vendas realizadas a prazo.

Obs.: Depende das configurações atribuídas ao campo Limite de Crédito.
Dias para bloqueio:
Informe a quantidade de Dias, que após o vencimento de um pagamento a prazo, o Cliente será Bloqueado ou seja, estará impedido de realizar Compra.

Para mais detalhes, clique aqui.
Situação:
Selecione a Situação do Cliente para Vendas.
Utilizado para realizar o Bloqueio ou Desbloqueio manual para Vendas ao Cliente.
Classificação:
Selecione a Classificação do Cliente.

Para mais detalhes, clique aqui.
Autorização Pagto.:
Selecione o tipo de pagamento permitido em Vendas para o Cliente.

Para mais detalhes, clique aqui.
Modalidade Frete:
Selecione uma das Modalidades de como o Frete será realizado para este Cliente.
Dias para bloqueio: Campo para informar, a quantidade de dias, para efetuar o Bloqueio Automático de
Venda ao Cliente inadimplente, isto é, se após o vencimento, mais, Dias para Bloqueio não for efetuado o
pagamento, o Sistema irá Bloquear automaticamente as Vendas para este Cliente.

Exemplo:
No cadastro do Cliente "C", foi informado, Dias para bloqueio = 5.
Se o boleto do Cliente "C" vencer dia 15, este Cliente "C" poderá realizar Compras até o dia 20.
A partir do dia 21 o Cliente "C" será Bloqueado e as Vendas para este Cliente serão impedidas.

Para que o Sistema realize o Bloqueio Automático do Cliente inadimplente, deve se habilitar esta opção em:
Menu - Configurações > Sistema > aba - Configurações gerais > aba - Geral > opção - Bloqueio
Automático   de Clientes Inadimplentes.
Classificação: O campo Classificação possui as seguintes opções:

Ativo - Indica que o cadastro do Cliente está apto para realizar as operações do Sistema.

Inativo - O Sistema irá ignorar o cadastro do Cliente. Para consultar ou emitir relatórios de Clientes inativos
será necessário informar nos campos específicos das consultas ou relatórios, que se deseja exibir os Clientes
inativos.

Inadimplente - A opção de inadimplência é automática do Sistema.
Para qualquer Cliente com pagamento vencido, o Sistema mudará sua Classificação para Inadimplente.
Após o Cliente efetuar o pagamento, sua Classificação será alterada para Ativo.

Para que o Sistema emita alerta de inadimplência do Cliente, deve se habilitar esta opção em:
Menu - Configurações > Sistema > aba - Configurações gerais > aba - Geral > opção - Exibir Mensagem
de Inadimplência com Dias de Atraso.
Autorização de Pagamento: O campo Autorização de Pagamento possui as seguintes opções:

Sem Restrição - Indica que o Cliente poderá realizar pagamento em qualquer forma, a vista ou a prazo.

Só a Vista - Indica que o Cliente só poderá realizar o pagamento das Vendas nas formas de pagamento a
Vista.

Só a Prazo - Indica que o Cliente só poderá realizar o pagamento das Vendas nas formas de pagamentos a
Prazo.
Outras Informações:
Campo livre para descrever comentários, observações, etc. Relativo ao Cadastro do Cliente.
Observações do Gerente:
Informe Observação do comunicado ao Gerente.
Como fazer:
Quais Clientes que mais influenciaram meu faturamento. - (Relatório de Curva ABC de Clientes).